Galeria
Clique nas imagens para ampliar
A calibração de pipeta consiste na medição e ajuste do seu desempenho para que atenda às especificações de projetos, especialmente aqueles relacionados ao universo laboratorial. É necessário para garantir que os resultados obtidos com a pipeta sejam fiáveis e confiáveis.
O QUE É A CALIBRAÇÃO DE PIPETA?
A calibração de pipeta é um procedimento de verificação do desempenho de pipetas em laboratórios, ou seja, é o processo de verificação da precisão para que a pipeta cumpra seu objetivo e seja capaz de proporcionar a exata quantidade de volume desejado. Entre as diversas medidas e ajustes a serem realizados estão ajustes de fluxo de líquidos, controle de temperatura e estabilidade da pressão de vapor. Como funciona a calibração de pipeta? Normalmente a calibração de pipeta é realizada em três etapas: preparação da pipeta; medição do volume; e ajustes finais. Durante o processo de calibração, é importante garantir que a pipeta seja limpa e seca antes de iniciar a calibração. Depois, deve-se inserir o volume de líquido desejado na pipeta e, em seguida, deve-se fazer a medição. Por fim, os ajustes finais são realizados, assim, garantindo que a pipeta esteja devidamente calibrada.
VANTAGENS DO USO DA CALIBRAÇÃO DE PIPETA
- Garantia de fiabilidade e confiabilidade dos resultados obtidos;
- Aumento da precisão dos resultados;
- Redução significativa dos erros humanos;
- Promove a garantia da qualidade de serviços laboratoriais.
A calibração de pipeta é fundamental para a obtenção de resultados precisos em laboratórios. Considerando a importância de tal processo, recomenda-se que a calibração seja realizada periodicamente para garantir a qualidade das amostras. Para isso, conte com a experiência da Equilabor, que é especialista em balanças para laboratório e instrumentos de metrologia. Entre em contato para solicitar uma cotação!